Analista político, Egídio Vaz, Youtube

Analista Egídio Vaz considera que acordo de paz sela em definitivo conflitos políticos entre Governo e a Renamo

Célia Zandamela,

O analista político, Egídio Vaz, considera que o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado esta terça-feira (6 de Agosto), pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, sela em definitivo, os argumentos de conflito político entre o Governo e o maior partido da oposição em Moçambique.  

Para o analista, já não haverá razões para instabilidade no território nacional, atendendo que o país deixa de ter partidos armados.  

É a terceira vez que o Governo assina acordos de paz com a Renamo, entretanto, o analista entende que este não deixa espaços para incumprimento, a avaliar pela natureza das negociações, marcadas por encontros directos entre as duas lideranças. 

Egídio Vaz afirma que as fundações para a sustentabilidade desta paz já foram lançadas e exemplificou com o DDR que está em curso.

Egídio Vaz, prevê que o país reconstitua a imagem de um território seguro, uma vez que os focos de instabilidade ao longo dos últimos anos, descredibilizaram a imagem do país. 

Moçambique realiza Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais a 15 de Outubro. 
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...