Anadarko fecha dois contratos de compra e venda de gás, Trovagas

Anadarko fecha dois contratos de compra e venda de gás

Célia Zandamela,

A petrolífera norte-americana, Anadarko, anunciou ter chegado a acordo de compra e venda do gás natural liquefeito, a ser extraído na área 1da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, para a Shell International Trading Middle East Ltd e Tokyo Gas.

Em dois comunicados, a Anadarko Petroleum Corporation anunciou que a empresa Mozambique LNG 1, a entidade comercial de propriedade conjunta dos co-investidores da Área 1, assinou um Contrato de Compra e Venda com a Shell, para comercializar dois milhões de toneladas por ano, por um período de 13 anos.

O segundo contrato de Compra e Venda do gás moçambicano, com a Tokyo Gas e a Centrica LNG Company Ltd, uma subsidiária da Centrica Plc, prevê o fornecimento de gás natural liquefeito a longo prazo.

O Contrato conjunto, requer o fornecimento de 2,6 milhões de toneladas por ano, desde o início da produção até aos princípios dos anos 2040.

Refira-se que a Anadarko está a desenvolver a primeira fábrica de gás natural liquefeito onshore em Moçambique, composta por dois módulos de Gás Natural Liquefeito iniciais com capacidade total de 12,88 milhões de toneladas por ano, para apoiar o desenvolvimento dos campos Golfinho/Atum localizados inteiramente na Área 1 Offshore.

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...