Presidente da República, Filipe Nyusi- Papa Francisco, Vatican News

Analistas dizem que visita do Presidente da República simboliza paz para Moçambique

Vânia Muchanga,

O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectuou na semana passada, a sua primeira visita como Chefe de Estado, ao Estado de Vaticano, em Roma, Itália.

O analista da Rádio Mais, Calton Cadeado, diz que a visita simboliza paz para o país e é um marco que eleva o compromisso do Presidente da República com o alcance da paz efectiva e definitiva.
“Visitar Roma, nesta altura em que se procuram passos de re-pacificação e numa altura que se aproximam as eleições, visitar Roma significa  aproximar Roma ao país e enaltecer o pedido de apoio internacional, na busca da paz." disse.

Por sua vez, o também analista residente, Fernando Gonçalves, afirma que a visita de Nyusi ao Vaticano foi oportuna e é uma oportunidade para buscar apoio internacional, em prol da paz, em Moçambique.

Para além da busca de apoio pela paz, a visita do Chefe do Estado, reafirma a cooperação entre Saint Egídio e o Governo moçambicano, a nível político, social e económico, afirma Calton Cadeado.

Fernando Gonçalves, também defende que o convite do Papa Francisco ao estadista moçambicano demonstra ligação política sólida entre Moçambique e o Vaticano.

Por outro lado, Calton Cadeado afirma que o trabalho interno de Moçambique determinou o convite do Papa ao estadista Moçambicano para visitar o Estado do Vaticano.

os analistas residentes da Rádio Mais, Calton Cadeado e Fernando Gonçalves, falavam na Revista da Semana, sobre a visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Estado Vaticano, Itália, na semana passada.  
 

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...