Chefe da diplomacia angolana, Manuel Domingos, Sapo

Angola apoia pretensão da União Africana em criar agência humanitária do continente

Célia Zandamela,

Angola defendeu ontem (12 de Junho), a necessidade de a União Africana criar a Agência Humanitária de África, para fazer face à deslocação forçada de pessoas, resultante de catástrofes naturais, indica um comunicado.

Na nota, o Ministério das Relações Exteriores angolano adianta que a vontade do Governo de Luanda foi expressa pelo chefe da diplomacia angolana, Manuel Domingos, numa reunião de trabalho com a comissária africana para os Assuntos Políticos, Minata Samate Cessouma.

As duas individualidades discutiram a implementação do protocolo sobre a livre circulação de pessoas, a arquitectura de governação africana, mormente a implementação do respectivo plano de operacionalização, a promoção da democratização e da edificação da paz em África, sobretudo a realização de eleições pacíficas, credíveis e transparentes.

De acordo com o comunicado, Angola e a União Africana abordaram também o Acordo da Criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana, com o lançamento da fase operacional previsto para acontecer na cimeira da organização, a realizar-se em Niamey, no Níger, a 7 de Julho próximo.
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...