agricultura, gl

BAD-TIKA investem 30 milhões de dólares para resiliência e agricultura em Maputo e Gaza

Edson Manjate,

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TIKA) assinaram esta sexta-feira, em Maputo, um acordo para dinamizar a cadeia de valor agrícola e resiliência.  

O acordo visa a implementação de dois projectos no domínio da agricultura, sendo que o primeiro está ligado ao desenvolvimento da cadeia de valor agrária e empoderamento dos jovens, e o segundo à recuperação de seca e resiliência agrícola.

Os projectos, orçados em 30 milhões de dólares, sendo 15 milhões para cada, já estão a ser implementados nas províncias de Maputo e Gaza, segundo o Presidente residente do BAD em Moçambique, Pietro Toigo.

Com estes projectos, que têm a duração de cinco anos, o BAD pretende desenvolver a cadeia de valor da agricultura em Moçambique, da produção à distribuição alimentar, com apoio técnico da Turquia.

A embaixadora deste país, Zeynep Kizilton, avançou que “Moçambique está numa fase de desenvolvimento, e a Turquia tem uma experiência a partilhar, principalmente no domínio da agricultura”.

Autores

Edson ManjateEdson Manjate...