Couve, Media Mais

Calor intenso preocupa produtores de hortícolas em Maputo

Vânia Muchanga,

O calor intenso que afecta a província de Maputo preocupa os produtores de hortícolas do vale do Infulene, no bairro Luís Cabral.

Por outro lado, a falta de condições de trabalho, o elevado custo das sementes e inseticidas reduzem a escala de produção e comercialização de produtos agrícolas.

Os agricultores e membros da Associação 25 de Setembro, naquela área, consideram a seca e a consequente praga os principais desafios para a produção.  
  
Segundo o Presidente da Associação 25 de Setembro, Henriques Dinis, a falta de água nas nascentes e de um sistema de irrigação sustentável contribuem para a seca e perda de produtos agrícolas.

Por outro lado, a falta de apoio em sementes de qualidade, de financiamentos com créditos bonificados, e falta de formação dos agricultores reduz o fluxo de produção.

Recentemente o governo construiu na Associação 25 de Setembro, sistemas de irrigação, com capacidade de fornecer 20 mil litros de água a cada duas horas, entretanto, os agricultores consideram o sistema ineficaz.

Esta associação é composta por 97 membros e tem 10 hectares.

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...