Ciclone Idai: ONU revê programa de apoio para 300 milhões USD , UN News

Ciclone Idai: ONU revê programa de apoio para 300 milhões USD

Célia Zandamela,

As Nações Unidas aprovaram a revisão do programa de apoio à reconstrução de infra-estruturas destruídas pelo ciclone tropical Idai, de 200 para cerca de 300 milhões de dólares americanos.

A revisão foi anunciada ontem (10 de Abril), em Maputo, pela assistente do Secretário-Geral da ONU e directora para África do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, depois de um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

Segundo Ahunna Eziakonwa, 20 por cento daquele montante já foi disponibilizado e a outra parte do valor será angariada junto de parceiros.

Os apoios em espécie, segundo disse, foram imediatamente canalizados em ajuda humanitária de emergência aos afectados pelo ciclone, para responder às necessidades imediatas como alimentação, água e saneamento.

A representante do PNUD afirmou que o apoio também se alarga ao levantamento das necessidades pós-emergência, em preparação da conferência internacional destinada a mobilizar recursos para a reconstrução.

Ahunna Eziakonwa acrescentou que a conferência, marcada para Maio, está a ser preparada com a União Europeia, Banco Mundial e outras entidades.
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...