Ciclone tropical IDAI pode entrar por Dondo, Muanza ou Cheringoma, Tribuna do Sertão

Ciclone tropical IDAI pode entrar por Dondo, Muanza ou Cheringoma, na Província de Sofala.

Célia Zandamela,

O ciclone tropical intenso, designado Idai, poderá atingir o país hoje (14 de Março), com impacto inicial nos distritos de Dondo, Muanza ou Cheringoma, na Província de Sofala, onde deverá cair chuva a níveis acima de 150 milímetros em 24 horas, acompanhada de ventos com rajadas de 180 e 200 quilómetros por hora.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), embora o ponto de impacto do ciclone IDAI em território nacional possa estar entre Dondo e Cheringona, a chuva e ventos fortes far-se-ão sentir em todas as províncias de Sofala e Manica, e nos distritos de Chinde, Luabo, Inhassunge, Mopeia, Nicoadala, Maquival, Mocubela, Mulevala, Milange, Dere, Morrumbala, Mocuba e cidade de Quelimane, na Zambézia, bem como em Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Massinga, na Província de Inhambane.

O INAM prevê também a continuação de ocorrência de chuva moderada a forte de 30 a 50 milímetros em 24 horas, acompanhada de trovoadas severas e ventos com rajadas a norte das províncias do Niassa e Cabo Delgado.

Face a esta previsão, o Centro Nacional Operativo de Emergência, CENOE, sensibiliza os cidadãos das áreas a serem atingidas a tomarem medidas de precaução adicionais e orientou a Unidade Nacional de Protecção Civil a transferir as populações que permanecem nas baixas dos rios e em pequenas ilhas para locais seguros.

Chama-se ainda à atenção para o reforço da segurança das coberturas das casas, portas e janelas, retirada das imediações de residências de objectos que possam ser arrastados, pondo em risco a vida das pessoas, bem como para abster-se de atravessar rios e estar ao ar livre, incluindo a ida de crianças às escolas.

O CENOE aborda a organização de “kit” de emergência contendo comida, água, roupas essenciais e documentos, bem como a atenção às informações que vão sendo divulgadas pelos meios credíveis.
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...