Porta-voz do Governo, Ana Comuana, Interlusófona

Conselho de Ministros aprova regulamento de boas práticas de fabrico e importação de fármacos humanos

Célia Zandamela,

O Conselho de Ministros, reunido ontem (5 de Fevereiro) na terceira Sessão Ordinária, aprovou o regulamento de boas práticas de fabrico e importação de fármacos humanos.

A medida visa prover a saúde pública de qualidade à população.

Segundo a porta-voz da sessão, Ana Comuana, o instrumento destina-se a garantir a observância de requisitos no fabrico e importação de medicamentos, sendo que em termos de conteúdo estabelece regras padronizadas e de carácter mundial.

Ana Comuana assegurou que o documento dedica atenção especial às regras a observar no manuseamento das matérias-primas para o fabrico dos fármacos, cuidados para a sua melhor conservação e prazos de validade.

Igualmente reforça as medidas de controlo incluindo o período de inspecções às unidades de produção, importação e manuseamento de medicamentos, vacinas e produtos biológicos de uso humano.

Ainda ontem, o Conselho de Ministros aprovou a desanexação de uma parte da parcela pertencente ao Hospital Militar de Maputo a favor do instituto do Coração.

Trata-se da área na qual está implantada esta última instituição privada, e que ainda pertencia ao Ministério da Defesa Nacional.

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...