Mesmo estando em crise, a Venezuela atrai os EUA e outros países interessados pelo seu petróleo, Criptomoedas

Em crise sem precedentes, Venezuela atrai o mundo pela abundância de petróleo

Célia Zandamela,

O analista residente da Rádio Mais, Fernando Gonçalves, afirma que a crise na Venezuela e o interesse de outros países, particularmente dos Estados Unidos da América, por aquele país, se devem ao facto de a Venezuela ser rica em petróleo e um dos maiores produtores e exportadores deste recurso no mundo.

Segundo Fernando Gonçalves, a crise na Venezuela mexe com os mercados do petróleo a nível mundial, por serem raros os produtores e exportadores deste recurso que controlam o mercado a nível mundial.

O analista acrescenta que a crise actual na Venezuela tem origem em parte, nas desigualdades sociais, apesar de o país ser rico em petróleo.

Por outro lado, a analista Egna Sidumo afirma que a outra razão do mundo estar atraído pela Venezuela, é o valor estratégico que Caracas tem para os Estados Unidos, à semelhança do resto da América Latina.

Egna Sidumo compara que a Rússia tem igualmente interesse no valor estratégico dos países do leste Europeu.

Egna Sidumo salienta que os problemas de inflação na Venezuela manifestam-se desde os tempos de Hugo Chaves e pioraram com Nicolas Maduro. Destaca como auge do problema a vitória da oposição no Parlamento da Venezuela, em 2015.

A analista Egna Sidumo sublinha que a partir do momento em que a Assembleia Constituinte foi eleita na Venezuela, o Parlamento foi ignorado, apesar de ter a sua própria legitimidade, o que agravou ainda mais a situação do país.  

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...