Escolas Primárias do Zimpeto e Malhazine vão ser requalificadas, Infro Moz

Escolas Primárias do Zimpeto e Malhazine vão ser requalificadas

Célia Zandamela,

As escolas Primárias do Zimpeto e de Malhazine vão ser requalificadas, no âmbito do projecto denominado, “Redução do abandono escolar nos subúrbios da cidade de Maputo”.

A iniciativa conta com um financiamento de cerca de 4.8 milhões de meticais, da Fundação Pestalozzi para a Criança, e prevê intervenções nas salas de aula, reabilitação dos sanitários e a construção de raiz de bibliotecas, aquisição de mobiliário e livros didácticos para as duas escolas.

Amélia Fernanda, Directora executiva da Rede da Criança, mentora do projecto, citada pelo jornal “notícias”, disse que a iniciativa surge da necessidade de oferecer um ambiente escolar favorável e saudável para os alunos, sobretudo nas zonas suburbanas da cidade de Maputo.

Com a iniciativa espera-se que até 2021 as crianças do primeiro e segundo graus sejam capazes de ler e escrever e reduzir a taxa de abandono escolar em 20 por cento, nos subúrbios da cidade de Maputo.

Dados do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano apontam que cerca de 350 mil crianças abandonam a escola a nível nacional e 400 mil não passam dos exames do EP2 para o secundário.

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...