Industria de processamento de gás natural , Ambiente-energia

Falta de financiamento influencia no crescimento do sector industrial no país

Vânia Muchanga,

Falta de financiamento e coordenação inter-sectorial são os principais factores que inibem o desenvolvimento do sector industrial em Moçambique, segundo Mateus Mathusse, Director Nacional da Indústria e Comércio.

Mateus Mathusse disse que o Governo aprovou a política e estratégia industrial, para responder aos desafios que impossibilitam o desenvolvimento do sector.

Segundo Mathusse, foram também  identificdos como grandes desafios, a falta de infra-estruturas, desenvolvimento do capital humano, capacitação e proteção da indústria nacional.

De acordo com a política e estratégia industrial 2016-2025, o sector industrial moçambicano é composto por empresas de micro e pequena dimensão, que correspondem a mais de 90 por cento do mercado industrial.

Para incluir o sector privado no plano de desenvolvimento industrial, o Governo está a implementar novas medidas, no âmbito da política e estratégia industrial, segundo Mateus Mathusse.
“Estamos a desenvolver a lei do conteúdo local que visa  regular a ligação entre os grandes projectos e a indústria de produção nacional. Esta lei prevê também permitir que as indústrias locais produzam  e tenham espaço ao nível das pequenas e médias empresas. Há iniciativas fora da lei, trabalhamos em comissões para coordenação intersectorial”, disse Mateus Mathusse, Director Nacional da Indústria.

O sector industrial é o quarto maior destinatário do crédito bancário.
Maior percentagem do crédito bancário destina-se à habitação e consumo.
 

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...