imagens de filme , Our Madless

Filme produzido em Moçambique exibido em Gutemburgo

Vânia Muchanga,

Filme sobre Moçambique exibido na última semana de Janeiro, na quadragésima segunda edição do Festival de Gutemburgo, na Suécia.

Trata-se do filme “ Our Madness” , que traduzido para a língua portuguesa significa “nossa loucura”.

A obra cinematográfica, com uma hora e meia de duração, tem a realização de João Viana, e foi filmado em Moçambique há cerca de três anos.  

Esta longa-metragem alicerça-se na história de uma mulher para retratar contextos relativos à realidade nacional.

O enredo questiona a essência da loucura e desafia os conceitos da lucidez, a partir das sequelas da guerra de desestabilização, num exercício que pode encontrar paralelos na literatura com Ungulane Ba ka Khosa, na Obra “os sobreviventes da Noite”.

Lucy, a protagonista, estando internada no Hospital Psiquiátrico de Infulene, arredores da cidade de Maputo, tem que conviver com a imagem distante do filho, que foi arrancado dela e do marido, e envolvido no conflito armado.

"Our madness" é uma produção conjunta de Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal, França, com financiamento para pós-produção do Qatar, concretamente do Doha Film Institut, entidade que entre muitas funções, fomenta o cinema e as produções de cineastas destes países estrangeiros.

O argumento “Our Madless” pertence ao próprio director do filme, João Viana.

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...