Espera-se que a exploração do gás natural nos dois campos da Área 1, gere acima de 15 mil empregos, O País

Governo aprova estrutura de financiamento de projecto de gás no Rovuma

Célia Zandamela,

O Governo aprovou ontem (4 de Junho), a estrutura e os termos do acordo directo de financiamento do projecto de Gás Natural Liquefeito dos campos Golfinho e Atum, na Bacia do Rovuma.

Com esta aprovação estão criadas as condições para anúncio da decisão final de investimento, prevista para 18 de Junho, segundo o porta-voz do Conselho de Ministros.

Augusto Sousa Fernando disse que com este passo, o Governo presta o devido apoio ao processo de contratação de financiamento até 14.4 mil milhões de dólares, dos 25 mil milhões necessários para a materialização do projecto da Área Um da Bacia do Rovuma.

Espera-se que o projecto de exploração do gás natural nos dois campos da Área Um, gere acima de 15 mil empregos e garanta combustível para uso doméstico e industrialização do país, por via dos vários projectos a serem implementados.

Ainda na sessão de ontem, o Executivo deliberou a alteração da lei da Organização Judiciária, criando a Inspecção Judicial do Conselho Superior da Magistratura Judicial e o respectivo estatuto orgânico.

Augusto Sousa Fernando esclareceu que o novo órgão vai fiscalizar o funcionamento dos tribunais e as actividades dos respectivos magistrados, identificar dificuldades e necessidades dos órgãos judiciais e colher informação sobre o serviço e mérito dos quadros.

Cabe igualmente ao novo órgão, a verificação do grau do cumprimento dos programas traçados e prestar apoio para suprir dificuldades dos magistrados e dos tribunais nos quais trabalham.
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...