Mais de um milhão de pessoas fazem tratamento antirretroviral no país, E-konomista

Mais de um milhão de pessoas fazem tratamento antirretroviral no país

Célia Zandamela,

No país, subiu nos últimos cinco anos para mais de um milhão, o número de pessoas que estão a fazer tratamento antirretroviral, fruto do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da SIDA.

A informação foi revelada recentemente ao Jornal Notícias, pelo Secretário Permanente do Ministério da Saúde, Zacarias Zindoga.

Apesar de não ter fornecido dados comparativos, Zindoga acrescentou que entre 2013 e 2018, o número de unidades sanitárias que recebem pessoas com HIV/SIDA também aumentou, atingindo 4.467 unidades sanitárias.

O Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique, Bryan Hunt, disse que o Plano de Emergência do Presidente norte americano para o Alívio da SIDA tem estado a combater o HIV/SIDA em Moçambique e em outros cinquenta países do mundo, tendo ajudado a salvar a vida de 16 milhões de pessoas.

As novas estimativas de taxa de prevalência do HIV no país mostram um aumento para 13,2 por cento entre a população adulta dos 15 aos 49 anos de idade, contra a cifra anterior, que rondava os 11,5 por cento.
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...