Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e técnico Profissional, Jorge Nhambiu, Media Mais

MCTESTP e FNI promovem segundo seminário internacional de investigação

Vânia Muchanga,

Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e o Fundo Nacional de Investigação, promovem até amanhã (6 de Setembro), em Maputo, o segundo seminário internacional de investigação.

O objectivo é fortalecer as políticas nacionais de gestão de investigação, promover inovações, buscar financiamento e partilhar resultados de projectos de pesquisas.

“Por uma investigação científica ao serviço do desenvolvimento das comunidades e sociedades”, é o lema do seminário.  

Para o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e técnico Profissional, Jorge Nhambiu, o evento deve servir de base para a disseminação de conhecimento científico de investigadores nacionais.

O representante do Banco Mundial, Mark Lundell defende, por sua vez, a melhoria da produção e desenvolvimento de pesquisa na África Subsariana, particularmente em Moçambique, para o incremento da produção e produtividade em sectores chave da economia.

Este objectivo passa pela expansão de conhecimento científico, segundo o representante do Banco Mundial.  

O embaixador da Suécia em Moçambique, Mikael Ilofsson, disse que a fraca representação das mulheres e as barreiras que enfrentam na ciência, inibe a disseminação e desenvolvimento de pesquisas.

Segundo Mikael Ilofsson, o desenvolvimento do país depende do investimento na pesquisa.

Apenas dois por cento dos pesquisadores do mundo encontram-se em África e são responsáveis por menos de um por cento de produção mundial de artigos científicos.

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...