Alunos do Ensino primário, Media Mais

MINEDH inicia indução em regime de monodocência

Vânia Muchanga,

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano inicia em Agosto, o processo de indução de professores do ensino primário, em regime de monodocência.

Este regime vai permitir que, a partir de 2023,  um único professor leccione de primeira à sexta classe.

Para assegurar a introdução do regime monodocência nas escolas primárias, cerca de 152 formadores de professores e 38 gestores são capacitados a partir desde esta segunda-feira, em Maputo, em filosofias de ensino e regulamento de avaliação.

Segundo o Vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, com esta capacitação, os formadores terão, por sua vez, a responsabilidade de induzir os professores em matérias de educação bilíngue e de adultos e de atender a alunos com necessidades especiais no ensino primário.

Com a implementação do novo currículo de formação de professores, o perfil de ingresso passa a ser da décima segunda classe e o curso passa a durar três anos.

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano perspectiva graduar até 2022, mais de 1700 professores, inscritos em dezanove instituições de formação de professores.
 

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...