Ministra da Saúde, Nazira Abdula, Media Mais

MISAU melhora qualidade e humanização de cuidados médicos

Vânia Muchanga,

Ministério da Saúde adopta medidas para melhorar atendimento hospitalar, destacando-se a criação de gabinetes dos utentes, comités de co-gestão e humanização, gestão electrónica de filas de espera, e aproximação de serviços de saúde às comunidades.

Em busca de melhoria de atendimento hospitalar, o Ministério da Saúde criou de 2011 a 2015, mais de mil e duzentos comités de co-gestão e humanização dos cuidados médicos, em todo o país.

A criação destes comités visa registar e encaminhar sugestões e queixas dos utentes a nível das comunidades, relativamente à prestação de cuidados médicos.   

Segundo a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, a criação e implementação dos comités de humanização permitiu maior envolvimento da comunidade na gestão do tratamento hospitalar.

Nazira Abdula observa que a humanização dos cuidados médicos passa pelo resgate dos valores éticos, culturais e respeito pelos direitos do utente.

A adopção da estratégia nacional para melhoria da qualidade e humanização dos cuidados de saúde foi replicada para o período 2017-2023.

Nazira Abdula espera a superação dos desafios relativos ao aumento da participação da comunidade e funcionários da saúde na humanização dos cuidados médicos.

Por seu turno, o representante dos membros comunitários, Luís Mossueio, faz uma avaliação positiva da criação dos comités de co-gestão e humanização, e perspectiva a expansão da iniciativa.
 

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...