Ministro da Saúde, Armindo Tiago, INS

COVID-19: Nampula regista casos de transmissão comunitária

Célia Zandamela,

Nampula é a segunda província com maior número de casos positivos do Coronavírus e a primeira com maior número de profissionais de saúde contaminados.

O sector da saúde, diz que a província de Nampula tem até agora, a maior taxa de positividade da COVID-19 do país, ou seja, o maior número de testes positivos por amostras recolhidas.

Durante a actualização dos dados da COVID-19 no país, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que Nampula é a primeira província do país que se apresenta com padrões de transmissão comunitária, o que exige uma maior monitoria para conter a propagação do vírus.

Para conter e mitigar a tendência de evolução de casos de Coronavírus, o Ministério da Saúde anunciou a expansão da vigilância activa a nível da cidade e província de Nampula, para identificar de forma precoce os novos locais de infecção.

No sector da saúde, neste momento, 35 profissionais de várias áreas estão infectados pelo Novo Coronavírus.

Armindo Tiago, garantiu que o Ministério da Saúde vai enviar uma equipa de psicólogos a Nampula, para ajudar na mitigação do Coronavírus, e recomendou para que as pessoas não entrem em pânico. 

O Ministério da Saúde está a trabalhar com as autoridades sanitárias de Nampula para fortalecer as acções de controlo e vigilância epidemiológica.

Entre as acções em curso, destacam-se a expansão da vigilância activa, fortalecimento das equipas locais e medidas de higiene individual e colectiva.
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...