Observadores da SADC, Media Mais

Observadores da SADC chegam ao país para as Eleições de 15 de Outubro

Vânia Muchanga,

Observadores eleitorais da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC, estão desde Domingo (6 de Outubro), em Maputo, para acompanhar as eleições de 15 de Outubro, em todo país. 

A missão, composta por 61 membros, será repartida pelas dez províncias do país e cidade de Maputo. 

Segundo o Ministro dos Negócios Estrageiros e Cooperação, José Pacheco, foi partilhado com observadores da SADC, a condição política, económica, social e o percurso da campanha eleitoral já na fase derradeira. 

José Pacheco garante que estão criadas as condições para o processo de votação, no dia 15 de Outubro. 

A missão vai permanecer no país até à conclusão do processo eleitoral. 

Relativamente ao processo de votação nas zonas afectadas pelos ataques, em Cabo-Delgado, José Pacheco disse que foram tomadas medidas especiais para garantir a segurança dos moçambicanos e da delegação da SADC.   

 Por sua vez, a Ministra da Defesa e Segurança do Zimbabwe, Opah Muchinguri, líder da delegação dos observadores da SADC, disse que a equipa está preparada para a observação e espera que Moçambique realize eleições livres, justas e transparentes em todo país, e em Cabo-Delgado. 

A missão de observadores da SADC foi recebida esta segunda-feira (7 de Outubro), em Maputo, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.
 

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...