Os investigadores trabalharam dados sobre poluição em 194 países, Banco da Saúde

Quatro milhões de crianças no mundo desenvolvem asma devido à poluição automóvel.

Célia Zandamela,

Cerca de quatro milhões de crianças em todo o mundo desenvolvem asma anualmente, devido a causas relacionadas com a poluição automóvel, nomeadamente a inalação de dióxido de azoto, revela um estudo da Universidade George Washington.

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da universidade norte-americana basearam-se em dados de 2010 a 2015, para estimarem que 64% dos novos casos de asma ocorrem em áreas urbanas.

Segundo Susan Anenberg, professora associada de ambiente e saúde ocupacional no Milken Institute e autora principal do estudo, melhorar o acesso a formas mais limpas de transporte, como transportes públicos eléctricos e impulsionar as vias cicláveis e pedonais, não só baixaria os níveis de poluição por dióxido de azoto, como poderia reduzir a asma, melhoraria a aptidão física e reduziria a emissão de gases com efeito de estufa.

Os investigadores trabalharam dados sobre poluição em 194 países e nas 125 maiores cidades do mundo, para estimarem as taxas de incidência de asma nas crianças.
 

Autores

Célia ZandamelaCélia Zandamela...