Mercado Xipamanine, Media Mais

Vendedores do mercado Xipamanine recebem guias de realocação

Vânia Muchanga,

Vendedores do mercado Xipamanine reivindicaram esta segunda-feira (22 de Junho), novos espaços para a prática de actividades comerciais. 

Entretanto, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, já iniciou a distribuição de guias para ocupação de bancas noutros mercados municipais.

Trata-se de vendedores informais e alguns formais, que perderam bancas no âmbito da requalificação e reorganização do mercado Xipamanine, em prevenção da Covid-19.

Numa marcha que iniciou no mercado Xipamanine e culminou na direção de mercados e feiras do Conselho Municipal, na Avenida Karl Max, na cidade de Maputo, os vendedores alegaram a falta de cadastro para a ocupação de novos espaços e a suposta venda de bancas no novo mercado, acampamento de salubridade, sediado no bairro Chamanculo. 

No entanto, todos os vendedores que exerciam actividades em locais impróprios vão ser reorientados para os mercados municipais da cidade de Maputo, segundo garantiu recentemente a edilidade. ´

 Foi com satisfação que os vendedores receberam as guias e perspectivam dias melhores.

A reorganização afectou 530 vendedores formais e 1381 informais, que serão realocados, esta sexta-feira (26 de Junho), no acampamento de salubridade.
 

Autores

Vânia MuchangaVânia Muchanga...